DVD Sorriso Eu Gosto: Produção cheia de curiosidades e canções inéditas; entrevista

. . Nenhum comentário:

São 17 anos de história, canções que já fizeram parte não só da trilha sonora de muitas novelas, mas também da vida de muitos fãs, que seguem essa banda por todo o Brasil. E nada melhor do que agradecer à legião de admiradores com um DVD à altura deles. E foi exatamente o que o grupo Sorriso Maroto fez com o recém-lançado Sorriso Eu Gosto Ao Vivo No Maracanãzinho, com 23 canções, sendo 12 inéditas e regravações de grandes hits da banda.

Mas não pense que foi uma produção fácil para Bruno Cardoso (voz), Sérgio Jr. (violão e vocal), Cris Oliveira (percussão e vocal), Vinicius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão). Imprevistos aconteceram, entre eles até a mudança da data de gravação, que estava marcada para maio de 2014, mas acabou acontecendo em agosto, por causa da inesquecível Copa do Mundo sediada no Brasil, quando a FIFA só permitiu a entrada no Maracanãzinho depois de junho, por causa do vizinho, Maracanã.

“Hoje dá para rir, mas na época foi muito tenso”, disse Sérgio Jr., em entrevista por telefone ao Farol Pop. “Com tudo agendado, ensaiado, eram centenas de profissionais, cerca de 500 pessoas, fora os profissionais que ficaram paralelo ao evento. Além de toda a estratégia de trânsito para chegar ao Maracanãzinho, muita coisa foi mudada para o nosso show. No mínimo 9 mil pessoas iam entrar e sair daquela região naquela data”, explicou o cantor.

Apesar desse grande imprevisto, a mudança de data teve algo de bom. Segundo Sérgio, a banda teve a oportunidade de levar o show do DVD para a estrada antes da gravação e muitas mudanças aconteceram. “Lançamos a turnê ‘Sorriso Eu Gosto’, no dia 16 de maio, que é a turnê atual. Colocamos na rua, tudo o que íamos gravar nessa data. Estreamos e fomos para rua já com o cenário adaptado para o que seria o cenário da gravação e mudamos muita coisa que não estava funcionando. Então foi ótimo ter mudado a data”.

Pré-produção

Sérgio revelou que a pré-produção foi algo muito difícil para decidir, já que o projeto em comemoração aos 15 anos do Sorriso Maroto foi algo grandioso. “Foi a parte mais dolorida e demorada, já que fizemos o DVD de 15 anos, lançamos um disco de estúdio [EP Riscos e Certezas] e ficamos pensando como seria esse próximo trabalho e tivemos a ideia de que esse DVD tivesse um público mais participativo, mais dentro do palco. E foi criado esse conceito de arena, como é no Coliseu de Roma, em que as pessoas de qualquer lugar pudessem ter uma visão privilegiada de tudo o que está acontecendo”.

Com relação à escolha do local para a gravação, o Maracanãzinho foi uma das opções entre o Mineirinho, em Belo Horizonte, e também o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. “Quando veio a ideia do Maracanãzinho, pensamos que seria um sonho realizado, porque era uma utopia muito grande gravar lá. Somos da Zona Norte do Rio de Janeiro, temos aquela proximidade com o Maracanã e Maracanãzinho, que já foram palcos de grandes shows nacionais e internacionais. Quando tivemos a autorização de gravar lá, foi um momento de muita alegria, principalmente quando nos disseram que seria o primeiro DVD musical a ser gravado lá. Então, foi um marco pra banda”, explicou Sérgio.

Repertório e participações

O grupo Sorriso Maroto lançou duas Web Séries no canal oficial da banda no Youtube, uma delas mostrando toda a produção do DVD Sorriso Eu Gosto e também o processo de composição das músicas inéditas, chamada “Faixa a Faixa”. “Quando a gente olha pra trás e pensa que escrevemos todas aquelas músicas, pensamos ‘nossa, fizemos isso tudo’”, brincou Sérgio, confessando que compor é uma de suas grandes paixões.

“Ali no Faixa a Faixa estavam os autores, tanto da banda, quando os parceiros que tivemos em uma música ou outra. E a gente tem uma sinergia bacana. A composição é uma forma que a gente tem de expressar algo que, a princípio não se expressa. São sentimentos, um dom mesmo, expressar aquilo por meio de melodia e letra”, disse.

O músico ainda contou algumas curiosidades, como na canção 1 Metro e 65. “É uma das músicas românticas no estilo que o Sorriso sempre fez. E eu estava conversando com o Thiago Silva, que escreveu ela junto comigo. Falei pra ele que estava faltando algo mais romântico e ele disse pra gente ir pensando, durante as viagens que fizemos. Mas não deu 5 minutos que eu havia falado com ele sobre isso, ele me liga e mandou a melodia. E eu tive meio que um sonho, algo assim, e escrevi a letra. Mostrei pra ele na semana seguinte e quando mostramos na reunião, todo mundo curtiu. Não existe mesmo uma regra pra compor, surge muito natural”.

Para a escolha das canções que foram regravadas, Sérgio explicou que a linha de raciocínio para a seleção foi diferente. Já que os grandes sucessos estavam no DVD em comemoração aos 15 anos do Sorriso, eles resolveram pegar as inéditas desse projeto e trazê-las para o Sorriso Eu Gosto.

Sérgio ainda contou que o repertório dividiu o DVD em três momentos. “O início foi com muita energia, alegria, mas um pouco contido. O segundo foi mais romântico, mais para dentro do palco, visual; já o terceiro começa depois do vídeo do Mc Catra com a Valesca que é realmente o momento da festa, com as músicas mais alegres e regravações.

Falando em participações, além de Mc Catra e Valesca, o DVD Sorriso Eu Gosto ainda contou com a presença de Anitta, em Na Maldade. A parceria surgiu quando a funkeira apresentou o programa Sai do Chão e convidou a banda para participar. “A gente brincou com umas músicas dela em pagode e ela cantou algumas nossas em funk. A gente viu que ficou legal e levamos para o ar. Tivemos uma recepção positiva disso e aproveitamos a gíria do ‘Pagofunk’, uma festa aqui do Rio de Janeiro, e juntamos o pagode e o funk em Na Maldade. A composição é minha com Bruno, com dois parceiros que trabalham com Anitta, Jefferson Jr e Umberto Tavares”.

Bom Gosto também marcou presença na canção Tudo Tem Saída. Sérgio disse que a amizade entre as bandas é de anos. “Uma parceria musical que pouca gente sabe que existe e a gente convidou para mostrar para as pessoas esse lado, essa amizade. E eles falam de amor de uma forma descontraída que a gente gosta muito”.

Mais curiosidades

Uma participação para lá de especial na canção Areia em Minhas Mãos é de um Coral de Crianças que foi encontrado, ou melhor, formado pelo grupo durante os ensaios na pré-produção do DVD. “A gente morou umas duas semanas no Maracanãzinho e a música Areia em Minhas Mãos fala de amor, passar uma mensagem positiva. E o Bruno dizia que imaginava crianças cantando essa música”, contou Sérgio.

E o cantor completou: “Quando estávamos ensaiando na quadra anexa do Maracanãzinho, as crianças de uma escola vizinha, ficavam chamando a gente e tiramos fotos com elas na grade que dividia os lugares. E daí surgiu a ideia de chamarmos as crianças para cantar. Os professores organizaram o coral, a escola foi muito solícita, os pais das crianças mais ainda. Foi um momento daqueles anjinhos levarem uma mensagem bem bacana no show”.

As curiosidades não param por aí: Sérgio ainda contou a emoção que os integrantes da banda sentiram ao sair do Maracanãzinho na madrugada do dia da gravação. “Estávamos passando luz com a música, fazendo várias coisas e saímos de lá eram quase 5h da manhã. Tinha duas meninas na frente lá que uma viajou 18h pra chegar lá e a outra 12h. Eu fui embora quase chorando, porque eu estava morto naquele dia, cansado na véspera da gravação e quando eu vi isso, eu pensei ‘que bom que eu fiquei aqui até as 5h, porque essa pessoa viajou 18h pra ver o que a gente tinha para apresentar”.

“E no dia seguinte eu chorei muito, porque não só aquilo mexeu com a gente, mas quando vimos gente do Brasil inteiro lá na gravação, foi emocionante”, completou Sérgio, que contou o quanto o grupo ficou satisfeito com o trabalho e a repercussão da gravação. “A reação do público foi do jeito que a gente sonhava que fosse. Acho que o show é para buscar reações boas, emoção. Assim que a gente terminou a gravação, as pessoas mandavam comentários de que foram surpreendidas”.

Show de lançamento 

Em abril, o Sorriso Maroto começa a turnê pelo Brasil com toda a produção do DVD Sorriso Eu Gosto. A primeira cidade escolhida para a estreia foi Recife, no dia 11 de abril. No dia 18 é a vez de São Paulo receber a produção. “Estamos tentando levar o mais próximo possível do que foi a gravação na turnê. O palco é enorme, então pode ser que em alguns lugares ele não caiba. Teremos que fazer adaptações. O que não der é uma culpa nossa”, brincou Sérgio.


Veja abaixo o clipe de Instigante, atual música de trabalho do Sorriso:



E veja mais fotos da gravação (clique nas imagens para ampliá-las!)







Fotos: Felipe Diniz e Washington Possato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos

Facebook

Newsletter

Translate