Sebá sobre os 15 anos da banda Inimigos da HP: "Era uma brincadeira que virou um compromisso sério com os fãs"

. . Nenhum comentário:

São mais de 10 anos de história profissional e uma amizade que vem muito antes disso. A banda Inimigos da HP coleciona seis CDs e quatro DVDs e, em 2014, inovaram e lançaram apenas seis canções em um EP, o Inimigos 2014. Após apresentarem duas canções agitadas, Só Que Não, Linda no Salto, a banda agora aposta no romantismo em Completamente Apaixonado.

“O EP tem um formato totalmente diferente e novo que a gente anda vendo e vários outros artistas também gravaram”, contou Sebá, vocalista da banda, em entrevista por telefone ao Farol Pop. “Acho que a principal coisa do EP é que é legal para o lado da banda e também do público, porque é um custo mais barato para o artista e acaba chegando por um preço mais bacana para a galera. É uma produção barata que ajuda até a combater a pirataria”, completou o cantor.

Completamente Apaixonado

A escolha de uma canção romântica para ser de trabalho, após o lançamento de duas agitadas, já é uma característica da Inimigos da HP. “Pontualmente, a gente lança uma música romântica e isso vem acontecendo no decorrer de toda a nossa carreira, posso até citar algumas como Quer Dizer, Vem Buscar Que É Teu e Nosso Filme”, lembrou Sebá.

E continuou: “A música romântica é até mais radiofônica, é mais lenta, fica legal quando tocada nas rádios e as emissoras gostam de tocar nesse estilo. E também na hora do show, tem um momento que tem a parte mais lenta, para pausar a respirar, pra pensar na pessoa de quem você gosta”.

Sebá ainda deu detalhes a respeito de Completamente Apaixonado: “Ela é romântica, mas não é triste, porque conta uma história feliz. Nós já lançamos algumas mais ‘depre’, mas essa não, é uma declaração de amor, positiva. E está sendo muito aceita pelos fãs”.

A canção foi lançada junto com um videoclipe, gravado em um dos grandes pontos turísticos de São Paulo: o Teatro Municipal. “É um lugar espetacular e de super difícil de acesso para gravações. Então foi uma honra conseguir idealizar o projeto lá. A ideia dos palhaços veio do diretor do clipe, Leo, de fazer diferente do que um casal de modelos em cenas românticas. O resultado ficou acima das minhas expectativas”.

Amigos de longa data

A banda Inimigos da HP é uma das poucas bandas, tanto no pagode, quanto no estilo, que está com a formação original desde quando se destacaram no estilo. E Sebá revela que o respeito e a amizade entre todos os integrantes não começaram junto com a banda. “Nós nos conhecemos mesmo na época da faculdade, mas alguns já eram amigos antes disso, desde a época da escola e se conhecia por amigos em comuns. E alguns tinha uma amizade muito forte, antes do grupo e acabou gerando um vínculo muito bacana, hoje somando 15 anos só do Inimigos e mais de 25 anos de amizade”.

Mas o cantor admite que os amigos discutem na hora da escolha de repertório, produção de disco, entre outros assuntos relacionados ao grupo. “Temos esses momentos em reuniões, porque cada um tem a sua opinião. São seis pessoas com pensamentos diferentes. Mas a amizade ajudou a termos respeito um pelo outro. Apesar das opiniões diferentes, a gente discute de uma forma muito respeitosa. Ninguém se bate, não tem essa coisa maluca”.


Concorrência entre estilos musicais

Por volta de 2004, o pagode tomou conta de baladas em todo o Brasil, principalmente em São Paulo, quando a Inimigos da HP tinha shows fixos toda a semana, além das apresentações em outros estados do país. Mas o sertanejo veio e praticamente dominou as paradas das rádios há cerca de quatro anos. Para Sebá, a concorrência entre os estilos musicais existe, mas cada um tem sua fase e é uma coisa que o mercado musical traz.

“A gente lida com isso de forma muito natural. O mercado é assim, sempre tem um estilo mais em alta que o outro. Você pega que no início dos anos 90, o sertanejo se destacou, com Zezé Di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, e depois veio o pagode, com Só Pra Contrariar, Negritute, entre outros. Depois disso veio o forró universitário, com Falamansa e Rastapé, e na sequência, o pagode voltou de novo, agora também levando o nome universitário, com a Inimigos, Sorriso Maroto, Jeito Moleque e agora o sertanejo voltou de novo”.

“Acho que a concorrência existe sim, mas a gente lida com isso de forma muito natural, porque o mercado é assim. O importante, tanto para o samba, sertanejo ou forró, é que vai ter espaço para todo mundo e o que tem que fazer mesmo é se manter ali, tocando nas rádios, fazendo um bom show, manter a calma e trabalhar, porque em algum momento pode voltar mais forte. E não se desesperar e mudar seu estilo, só porque ele não está sendo o mais tocado”, completou.

A Banda Inimigos da HP

Sebá afirma que, em 15 anos de história da banda, uma coisa não mudou: “A gente continua se divertindo pra caramba e isso é muito saudável, porque continuar fazendo o que você gosta, em cima do palco, com as mesmas pessoas (a mesma formação) se divertindo é muito gratificante e fazer isso sua profissão é muito além disso”.

E o que mudou? “Foi a responsabilidade, a brincadeira que antes era sem compromisso, hoje é totalmente compromissada, porque é nosso trabalho, estamos comprometido com o mercado, com os nossos fãs, em sempre lançar algo novo para se reinventar. Hoje somos conhecidos nacionalmente, então qualquer atitude dentro e fora do palco reflete. Temos consciência disso”.

Novidades para os fãs?

Sebá disse que, no momento, o foco da banda é trabalhar a atual canção, Completamente Apaixonado. Mas, com a chegada do Verão, época do ano em que todos os estilos musicais apostam em canções mais agitadas, o cantor acredita que possa sim vir algo mais dançante para a estação.

“Tem algumas músicas na manga e uma delas pode ser a virada para o Carnaval, mesmo que a Completamente Apaixonado esteja tocando nas rádios, talvez a gente lance algo para a festa, que é algo que eu quero também”, contou.

E já que estamos falando de Carnaval, novo ano, os fãs podem aguardar mais projetos da Inimigos da HP para o novo ano. “Temos mais cinco músicas que estão na manga, guardadas para o ano que vem. Mas vamos lançar uma ou duas antes até, porque hoje não tem muito essa de lançar só quando tem o disco. A internet possibilita muito isso. Mas, na programação, se der tudo certo, ainda vamos gravar nosso quinto DVD”, concluiu o cantor.

Qual música da banda você mais gosta? Conta pra gente!

Assista abaixo ao clipe de Completamente Apaixonado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos

Facebook

Newsletter

Translate