Wilson Sideral: “Quem quer comprar um disco de uma banda ou um artista que gosta, não vai deixar de fazer isso porque pode ouvir na 'net' de graça”

. . Nenhum comentário:

O mineiro Wilson Sideral está trabalhando na divulgação de seu quinto disco de estúdio, Canções de Computador, e, diferente de muitos cantores que lançam a versão física ou disponibilizam o disco para download nos sites oficiais, ele escolheu o portal Sound Cloud para que os fãs possam ouvir todas as 15 faixas do novo projeto, que terá uma versão física sim, com previsão de lançamento para março.

Em um bate-papo com o Farol Pop, Sideral disse que a ideia de colocar o disco na íntegra, não vai atrapalhar na venda do CD físico.

“Acredito que, quem quer comprar um disco de uma banda ou um artista que gosta, não vai deixar de fazer isso porque pode ouvir na 'net' de graça... O prazer de apoiar aquele artista que você curte, ter no seu celular ou computador a versão digital 'completinha' e, principalmente, o CD pra pôr no carro e ouvir o som por aí, onde e quando quiser, mostrar para os amigos... ainda existe. Bom, pelo menos eu sou assim (risos). Estou certo? Ou sou só um sonhador? (risos)”, brincou.

E esta não é a primeira vez que o cantor usa desta plataforma para divulgar seu trabalho. Wilson conheceu o Sound Cloud em 2010, quando lançou o EP #SINGLES. “Gostei muito da experiência completa que o site oferece, com a possibilidade de ouvir ou baixar sons, em MP3 ou Wav mesmo), capas, letras. Tudo bem completo e ‘bonitin’”.

Canções de Computador

Além de nome do disco, Canções de Computador também é uma das faixas do álbum, sendo uma das músicas que Wilson mais gosta e ele explica o motivo da escolha desse nome. “O nome vem do processo como esse disco foi criado e, agora, compartilhado com as pessoas”.

“Comecei a gravar pequenos fragmentos de melodias no celular, escrevi as letras em notas do meu computador, fiz a pré-produção do disco usando meu laptop e uma placa de áudio e, ‘no final’, é como as pessoas estão ouvindo compartilhando e curtindo esse novo trabalho. Sem dúvida, a presença dos computadores na vida das pessoas é cada vez mais forte e, apesar do CD receber a versão física, estamos dando muita atenção ao formato digital do álbum”, completou.

Amigos músicos e cantores

Parcerias para lá de especiais estão em Canções de Computador. A primeira canção de trabalho, 24 horas, Wilson contou com o violonista Galldino na melodia da música. Além dele, Rappin Hood e Max de Castro dão voz ao lado de Sideral em You e Uma Balada Nova.

“Foi um presente e uma grande honra pra mim! Receber esses amigos, de quem sou fã, no estúdio, colaborar, trocar experiências, gravar, dar boas risadas e ‘pegar emprestado’ todo o talento desses caras para o álbum, é mesmo um sonho bom”.

As parcerias de Sideral se estendem nas composições, sendo uma inédita com a mãe, Dacha, em A Promessa. “Eu inauguro a parceria com minha querida mãe, minha ‘eterna professora’, não só de gramática, literatura e redação, mas da vida’. Em You, a parceria é com Tomate e Rappin Hood, e em Fora De Órbita, mais uma vez com o parceiro Tomate e Adriano Rezende.

Irmãos cantores

Quem segue a carreira de Wilson Sideral sabe que ele é irmão de Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, e também do cantor Flávio Landau. Ele diz que não há como não trocar figurinhas com os irmãos quando todos estão em produção de seus trabalhos. “Trocamos experiências sobre tudo, os novos projetos, composições, shows, divulgação... Esse universo todo da música é feito de colaboração, sozinho ninguém faz nada! E nada melhor do que um bom conselho de alguém experiente e ‘de casa’”.

Cantar, compor, dirigir, produzir....

A primeira música de trabalho de Canções de Computador, 24 Horas não só tem uma composição que mostra o dia a dia corrido de quem mora nos grandes centros urbanos, como também ganhou um videoclipe, mostrando toda essa realidade, produzido e dirigido pelo próprio Wilson Sideral, que também assina a direção do novo álbum.

Tantas funções exigem muita dedicação. “Quando a gente faz algo que realmente gosta, tudo fica mais leve e prazeroso. A experiência de produzir o álbum e dirigir alguns videoclipes do projeto são coisas muito novas pra mim e, por isso mesmo, encaro como desafio, como um aprendizado, algo que dá uma sensação boa de estar evoluindo. Tudo isso demanda muita pesquisa, muita vontade de aprender sobre esses outros universos de criação, muitas horas em frente ao computador (risos), mas fico feliz com tudo isso, não tenho preguiça e quero aprender mais e mais...”

Projetos em 2014

Quando o assunto é o que pretende para este ano, Wilson Sideral quer primeiro focar na divulgação desse seu novo trabalho. “Sair em turnê com um novo show baseado nessas canções, também fazem parte do plano”, conta. “Depois de lançar um disco todo novo, é preciso aprender a tocá-lo "ao vivo" né? (risos). Durante 2014 esse vai ser o dia a dia com ensaios, shows, divulgação... É possível sim que algum registro seja captado durante os shows ou 'ensaios' e que vire um material em vídeo também. Nada oficial ainda, apenas CD e turnê”, finaliza.

Assista ao clipe de 24 horas:




Quer ouvir o disco na íntegra de Wilson Sideral? Clique AQUI.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos

Facebook

Newsletter

Translate